O Técnico em Secretariado do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios caracteriza-se como um profissional comprometido com o desenvolvimento social e econômico, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos, com competências profissionais que o qualificam a exercer as seguintes funções:

  • Assessorar diretamente chefia ou direção, valendo-se de sua capacidade de organização, planejamento, controle e direção dos serviços administrativos e das informações;
  • Estabelecer e aprimorar relações comunicativas que facilitem o bom desempenho das atividades com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira;
  • Organizar o ambiente de trabalho do(a) secretário(a);
  • Atuar no planejamento e na organização da rotina de trabalho;
  • Zelar pela etiqueta social e profissional;
  • Conhecer a história e a evolução da profissão do secretariado;
  • Auxiliar na recepção e no atendimento ao público;
  • Auxiliar no atendimento telefônico e na administração da agenda;
  • Conhecer a legislação e aplicar as técnicas secretariais no contexto de cada instituição;
  • Conhecer normas de cerimonial e protocolo para organização de diversos eventos;
  • Compreender as funções da administração;
  • Atuar na organização de arquivos e documentos em geral;
  • Produzir, interpretar e conferir documentação de apoio à gestão organizacional;
  • Ter competências comunicativas básicas em Línguas Inglesa e Espanhola;
  • Operar equipamentos de informática e tecnologias digitais de modo a auxiliar na gestão da empresa e na elaboração, organização e pesquisa de informação;
  • Executar operações básicas de matemática comercial e financeira.