Ingresso

O ingresso no curso pode ocorrer através de:

Ingresso principal, que garante a possibilidade de acesso a todos os módulos e ao título de técnico, o qual se dará mediante processo de seleção, cujas normas, prazos, programas, critérios de classificação e desempate, condições para matrícula e demais informações serão publicados em edital.
É condição para essa forma de ingresso no curso, que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Ingresso de Portador de Diploma, para estudantes diplomados em Instituições de Ensino público ou privado, que garante a possibilidade de acesso a todos os módulos e ao título de técnico.
Neste caso, será determinado em edital o número de vagas, os requisitos necessários e outras condições, quando for o caso, observadas as normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM.

Ingresso intermediário, para estudantes que desejam apenas cursar um módulo qualificador a fim de obter uma formação para atividade específica no processo produtivo.
Para essa forma de ingresso, será determinado em edital o número de vagas, os pré-requisitos, quando for o caso, a forma de seleção e outras condições, observadas as normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM.
 

Transferência

As transferências estarão condicionadas à existência de vaga, à compatibilidade curricular e demais critérios constantes nas normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM. As transferências podem ocorrer de dois modos:

Transferência Interna: troca de curso de estudante do Colégio Politécnico da UFSM, regularmente matriculado, para curso afim ou similar ao de origem;

Transferência Externa: transferência de estudante de outra Instituição de Ensino, regularmente matriculado ou com trancamento de matrícula, em curso idêntico, afim ou similar.
 

Reingresso

O reingresso é a possibilidade de o estudante retornar ao curso a fim de concluí-lo, ou cursar outros módulos qualificadores. Pode ocorrer de duas maneiras:

Reingresso: retorno de ex-estudante do Colégio Politécnico da UFSM para o Curso que abandonou;

Reingresso com Transferência Interna: retorno de ex-estudante do Colégio Politécnico da UFSM, que abandonou o curso e solicita reingresso em curso afim ou similar do Colégio Politécnico da UFSM;
Em ambos os casos, dar-se-á mediante requerimento do interessado, condicionado à existência de vaga e à compatibilidade curricular.
Os pedidos de reingresso estão condicionados à possibilidade de o estudante concluir o primeiro e o último módulo num prazo não superior a sete semestres.
O reingresso de estudantes obedece às normas vigentes no Colégio Politécnico da UFSM.