Ingressos
Para ingressarem no curso, os candidatos deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
O ingresso no curso pode ocorrer através de:
a) Ingresso principal, que garante a possibilidade de acesso a todos os módulos e ao título de técnico, dar-se-á mediante processo de seleção, constituído de prova escrita, cujas normas, prazos, programas, critérios de classificação e desempate, condições para matrícula e demais informações necessárias são publicados em edital.
b) Transferência interna, externa e portador de diploma conforme Normativa do Colégio Politécnico da UFSM. As normas, prazos, critérios de classificação e desempate, condições para matrícula e demais informações necessárias são publicados em edital.
c) Ingresso intermediário para o módulo de qualificação “Agente de Geração de Informações Espaciais” conforme Normativa do Colégio Politécnico da UFSM e edital de vagas.

Reingresso
O reingresso é a possibilidade do aluno retornar ao curso a fim de concluí-lo, ou cursar outros módulos qualificadores. Dar-se-á mediante requerimento do interessado, condicionado a existência de vaga e compatibilidade curricular.
Os pedidos de reingresso estão sempre condicionados à possibilidade do aluno concluir o primeiro e o último módulo num prazo não superior a cinco anos.
Além do disposto anterior, é condição para reingresso o aluno ter concluído pelo menos um módulo e ter ingressado pela forma principal, através de processo de seleção.
Em caso de existência de pedidos de reingresso superior ao número de vagas disponíveis, a classificação obedecerá aos seguintes critérios:
1º - Menor tempo para integralização do currículo, considerando os componentes concluídos e o cronograma de oferta previsto.
2º - Maior parcela do curso vencida.
3º - Menor tempo para a integralização dos componentes já vencidos.
4º - Menor prazo entre o primeiro ingresso no curso e data do pedido de reingresso.
5º - Desempenho acadêmico.
6º - Candidato com maior idade.

Clientela
Alunos egressos do Ensino Médio ou equivalente.